top of page

5 dicas essenciais sobre bebés que todos os recém-pais devem saber!


Bem-vindos ao maravilhoso mundo da parentalidade!!


Nas últimas duas semanas, o meu consultório foi “invadido” por bebés recém-nascidos, e com eles, novos pais também. Devo confessar que gosto mesmo muito deste tipo de invasão, pois por momentos esqueço-me de todas aquelas notícias do dia a dia que referem a queda acentuada da natalidade, a diminuição de número de filhos por família, que também se verifica no nosso país. E ali no meu pequeno cantinho, dou as boas-vindas à nova família, sendo uma espetadora privilegiada daquela relação tão... única e especial.


Antes de mais, se não ouviram ainda isto vezes suficientes, começo por dar muitos parabéns à vossa nova família. Há quem diga que ser pai é um caminho que se percorre cheio de amor e alegria, mas eu cá comparo-o mais a uma verdadeira montanha-russa, cheia de emoções maravilhosas sim, mas também de desafios e incertezas. Como pediatra, e ao longo dos já vários anos em que acompanho as famílias, estou cá para funcionar um pouco como um leme, principalmente nesta primeira fase, em que as dúvidas são imensas, e o receio de não perceber o bebé é fonte de grande ansiedade para os pais. Por isto tudo resolvi escrever esta publicação, e partilhar convosco algumas dicas para vos guiar no melhor caminho possível, logo desde os primeiros dias. Vamos a isso?



Dica nº 1 – São e salvo: o ambiente de sono do vosso bebé

Eu sei que vão ouvir muitas coisas. Eu sei que a privação de sono é um dos maiores desafios dos primeiros dias e meses (esperemos que fique por aí...), mas o ambiente mais seguro para o vosso bebé dormir envolve um berço próprio, no vosso quarto, com um colchão firme, não inclinado, e sem qualquer objeto no seu interior. O bebé deve ser sempre deitado de barriga para cima, e a temperatura do quarto idealmente deverá situar-se entre os 18 e os 20 graus. São estas as recomendações para diminuir o risco de Síndrome de Morte Súbita do Lactente. Se pode haver outras formas de dormir? Pode. Se podem ser feitas de forma a oferecer o máximo de segurança possível? Podem. Mas nunca serão tão seguras como a que vos referi acima.



Dica nº 2 – Nutrir o vosso bebé: a importância de uma alimentação adequada

A nutrição do vosso bebé vai ser a chave para o seu crescimento e desenvolvimento. Novamente aqui, sei que vão ouvir muitas coisas. Mas deixem-me ser o mais clara que consigo – sempre que for desejado e possível, o bebé deve ser amamentado. Os benefícios do leite materno vão muito além do que simplesmente alimentar, e perduram para a vida. Amamentar pode ser um desafio, é exigente em vários aspetos, e é importante para as mamãs que o desejam estar preparadas para se socorrerem de ajuda “válida” neste sentido. Contudo, amamentar nem sempre é possível, ou desejado, e quando assim é, a escolha de uma fórmula infantil deve recair sobre as que são mais aproximadas do leite materno, salvo em situações particulares aconselhadas pelo médico.



Dica nº 3 – Brincadeira: a chave para o desenvolvimento e vinculação

O tempo de brincadeira não é “só” divertimento. Não exagero quando digo que a brincadeira é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento do vosso bebé, quer a nível cognitivo, quer a nível emocional. O cansaço e a mecanização podem querer tomar conta de nós nos primeiros tempos, mas sempre que possível lembre-se da pequena maravilha que tem à sua frente, e cante para ela, conte-lhe histórias, fale muito! Estimule os sentidos do seu bebé com brinquedos apropriados para a idade, com texturas e cores diferentes, e encoraje-o a gostar do “tummy-time” desde os primeiros dias, de forma a desenvolver as suas competências de uma forma global. Vai perceber que através da brincadeira ele vai desenvolver-se forte e feliz, mas mais do que isso, vai ter consigo um vínculo de segurança e amor.



Dica nº 4 – Rotinas e saúde: tratar do bem-estar do seu bebé

Quem não gosta de rotinas? As rotinas promovem estabilidade, e ajudam o seu bebé a sentir-se seguro. Tente desde os primeiros tempos manter uma regularidade a nível do sono, brincadeira, e até alimentação. Vai ajudá-los a vocês a manterem-se sãos, e ao vosso bebé a saber o que esperar, e os bebés simplesmente adoram a sensação de saber o que vem a seguir. Mas lembre-se também, a flexibilidade para interpretar e ir de encontro às necessidades do vosso pequeno filhote é importante – nem oito, nem oitenta! E não descurem a importância do seguimento da saúde do vosso bebé. As consultas de saúde infantil são pontos-chave para monitorizar o crescimento e desenvolvimento dele, bem como responder a dúvidas ou preocupações que tenham e ainda para fazer vacinas essenciais para a sua proteção. Antes da consulta, se for mais fácil, faça uma lista com todos os pontos em que tem dúvidas, para não se esquecer de nenhum pormenor importante.



Dica nº 5 - Vocês têm todas as ferramentas para crescerem saudáveis e fortes, como família!

Parabéns novamente! Ao seguir todas estas dicas essenciais, estou certa de que estão no caminho certo para se tornarem pais fantásticos! Nunca duvidem de vocês, e lembrem-se sempre, não estão sozinhos nesta jornada. Apoiem-se enquanto parceiros, se for o caso, recorram à vossa família e amigos, e nunca hesitem em procurar o conselho do vosso pediatra quando tiverem alguma questão. E, no meu caso, aproveitem toda a informação que coloco à vossa disposição quer a nível da minha página, quer nas redes sociais. Está lá simplesmente para vos ajudar.


E... boa sorte! A montanha russa apenas acabou de começar!!!!

288 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Σχόλια


Ο σχολιασμός έχει απενεργοποιηθεί.
bottom of page